Toda igreja ou associação de cristãos possui um legado que pode ter séculos – até milênios! –, ou algumas décadas. De certa maneira, todas estão ligadas a expressões de fé que remetem aos tempos da igreja primitiva. Mas há também uma história recente, aqueles atos de fé dos pioneiros locais que deram vida e construíram a igreja em que você está.
Trata-se de preservar um legado.
Esta história pode ser contada. E por diversas razões. A primeira delas é que o conhecimento do esforço dos antigos nos permite compreender a identidade presente. E, sabendo quem somos, fica mais evidente: 1) valorizar o que foi feito antes de nós; 2) incentivar os de hoje a também agirem com inovação e determinação, como os antigos.
A segunda razão é que, uma vez compreendendo a identidade, fica mais sólida a tentativa de redefinir o que se pretende ser, a definição de estratégias de como comunicar para as pessoas que pretendemos alcançar a verdade imutável do evangelho.
Veja aqui algumas experiências de pesquisa e escrita de livro de história de comunidades cristãs e faça um contato para maiores informações.
…
Foto ilustrativa do cabeçalho: Batismos realizados pelo Pr. Georg Ziegler em Candeia, interior de Santa Rosa (RS), nos anos 1930.